Pesquisa

Sustentabilidade


Alternativa Sustentável


O Brasil é um exemplo de uso de recursos renováveis ​​, fazendo a inveja de muitos países desenvolvidos. Mais de 45 % da energia disponível para o consumo no país hoje vem de fontes renováveis ​​. A primeira boa notícia é que esse percentual vem aumentando a cada ano e em breve deverá ultrapassar o consumo nacional de combustíveis fósseis. A segunda boa notícia é que , para superar as usinas em 2007, a cana-de- açúcar tornou-se a segunda maior fonte de energia primária no Brasil, depois do petróleo . Para crescer a cana de açúcar a um processo de fotossíntese mais eficientes reino vegetal. Isto significa que ele é capaz de converter até 8 % da energia solar em biomassa . O mesmo fotossíntese transforma dióxido de carbono em hidratos de carbono , removendo grande parte da atmosfera dos gases que causam o efeito estufa. Em comparação com a gasolina , o etanol reduz em 89% as emissões de dióxido de carbono. Além disso, é praticamente isenta de enxofre , ao contrário do petróleo (gasolina e diesel ), que produzem elevadas concentrações desta substância no processo de combustão , os poluentes conhecidos, tais como os óxidos de enxofre . Outra vantagem importante da utilização de etanol como combustível é que a emissão de compostos orgânicos tóxicos é significativamente menor. E, no caso de fugas ou derrames acidentais do produto, o impacto ambiental é muito menor do que o petróleo . Além disso , a maioria dos produtores do setor canavieiro está empenhada em reduzir os impactos ambientais que podem causar a cana , reutilização de resíduos como a vinhaça , palha e bagaço de cana para transformá-los em adubo , energia e outros produtos industriais.


Você sabia?
O volume de etanol consumido no Brasil a partir de 2003 até fevereiro de 2011 pelo Flex reduzido em 122 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Isso é o que absorve uma floresta inteira , com cerca de 873 milhões de árvores de mais de 20 anos.
Como qualquer indústria , a cana também produz resíduos . Nos últimos anos, entretanto, pesquisadores e produtores tentaram expandir as possibilidades de transformação destes resíduos em produtos de valor comercial. A vinhaça , por exemplo, é altamente poluente , mas em culturas , é um excelente fertilizante . Já o bagaço que resta dos moinhos é reutilizada dentro da própria planta, como gerador de energia . E melado , mel , que não pode mais extrair mais açúcar , serve como ração animal, suplementos alimentares para atletas e outros produtos que o compõem. Veja as principais aplicações dos restos da indústria de açúcar e qual é o seu destino final.

Você sabia?


O fim da queima na colheita manual pode trazer mais um benefício , além da redução das emissões : o uso sustentável da palha. Estima-se que para cada tonelada de cana cortada 165 kg de palha são produzidos. Metade do que pode permanecer no campo após o corte , ajudando a fertilizar o solo e para evitar a erosão e o crescimento de ervas daninhas . O resto pode se transformar em usinas de energia , e dentro de poucos anos , o etanol celulósico , também chamado de etanol de segunda geração .
  



___________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário